Megaesôfago ou Acalásia do Esôfago

O megaesôfago é caracterizado pelo aumento difuso do esôfago, associado a uma disfunção de sua musculatura, que origina dilatação progressiva com perda de sua função (o esofago nao consegue empurrar os alimentos da boca ao estômago).

Na America central e do Sul, regiões endêmicas para doença de Chagas (que é transmitida por um inseto chamado Barbeiro), o megaesôfago muitas vezes é associado a ela. Nessa doença ocorre perda da inervação do esôfago determinando incoordenação das contrações musculares. Existe um exame realizado por meio de coleta sanguínea que pode descobrir se a causa é a doença de Chagas ou não. Nos casos onde a doença de Chagas não é confirmada, diz-se tratar de acalasia ou megaesôfago idiopático.

Os sintomas geralmente aparecem em pacientes com idade variando de 25 a 60 anos. A queixa principal é a dificuldade de engolir alimentos sólidos, que progressivamente evolui, dificultando a ingestão até de liquidos. O quadro é evolutivo, podendo demorar alguns anos para se desenvolver. Outra queixa freqüente é o desconforto na região torácica após alimentação e regurgitação. Perda de peso também é frequente e comum.

O diagnóstico é feito pela história clínica do paciente, associado a exames complementares, como o exame radiográfico contrastado do esôfago, estômago e duodeno. Neste exame o paciente ingere um contraste radiopaco e são realizadas radiografias a fim de visualizar alterações esofágicas. Podem ainda ser realizadas, endoscopia digestiva alta e manometria (medida de pressão) esofágica para melhor estudar a função do órgão. Na endoscopia digestiva alta é introduzida uma microcâmera, sob sedação, afim de visualizar o esôfago. Já na manometria, é introduzido no esôfago um canal fino linear, com sensores em diversas regiões, que medem a pressão em diferentes regiões do esôfago. Esses dois exames são indolores e realizados em ambulatório (sem internação).

Tratamento

Nos casos de megaesôfago ou acalasia o tratamento videolaparoscópico com o auxílio da cirurgia robótica proporciona excelentes resultados. Os cortes são mínimos e o aspecto estético excelente.

O procedimento cirúrgico dura cerca de 50 a 60 minutos e o paciente recebe alta 24 hs após o procedimento.

R: Sabará, 566 cj 44
Higienópolis, São Paulo - SP
Tel: (11) 3259.6120 | 3257.6577

Hospital Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627
2° Andar, Sala 220, Morumbi, São Paulo, SP
Tel: (11) 2151.9275

Especialidades:
Bypass, Câncer de Estômago, Câncer de Pâncreas, Câncer do Fígado, Câncer Intestino, Capella,
Cirurgia Robot, Cirurgia Robótica, Colecistectomia, Sintomas Diverticulite, Hérnia Hiatal, Hérnia Inguinal,
Obesidade Infantil, Obesidade Mórbida, Pedra na Vesícula, Perda de Peso, Perder Peso, Quero Emagrecer,
Refluxo Gastroesofágico, Videolaparoscopia

© 2015 Dr. Vladimir Schraibman. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Exiboo