Intestino

O intestino é o órgão do sistema digestivo responsável pela absorções dos nutrientes e de água. Ele está divido em duas partes: delgado e grosso. No primeiro é onde ocorre a absorção da grande maioria dos nutrientes. No segundo, ocorre a absorção da maior parte da água utilizada durante o processo de digestão.

Intestino Delgado

É a parte do tubo digestivo que vai desde o estômago até ao intestino grosso, estando separado de ambos pelo piloro e pela válvula ileocecal, respectivamente. pode ser dividido em três regiões: duodeno (cerca de 25 cm), jejuno (cerca de 5 m) e íleo (cerca de 1,5 cm).

A digestão dos alimentos é realizada por secreções do intestino e pela secreção de substâncias produzidas pelo fígado e pelo pâncreas (através de ductos que são ligados diretamente no intestino delgado). O fígado secreta a bile, que emulsifica as gorduras, e o pâncreas, suco pancreático, ajudando na sua digestão e absorção.

O quimo (bolo alimentar depois de passar pelo estômago) é propelido pelo intestino delgado através das ondas peristálticas até o intestino grosso (colon).

Intestino Grosso (Colon)

O intestino grosso tem um importante trabalho na absorção da água (o que determina a consistência do bolo fecal). Mede cerca de 1,5 m de comprimento.

É dividido em ceco, cólon ascendente, transverso, descendente, sigmóide e reto. Uma parte importante do ceco é o apêndice vermiforme, cuja posição se altera com freqüência. A saída do reto chama-se ânus e é fechada por um músculo, o esfíncter anal.

O cólon é responsável pela absorção de água e sais minerais transformando às fezes, que são líquidas no seu início; em massa pastosa na região do final do sigmóide.

A grande variedade de bactérias que vivem no colon podem digerir algumas substâncias, o que facilita a absorção de nutrientes pelo organismo. Estas bactérias também fabricam algumas substâncias importantes, como a vitamina K e são necessárias para a função normal do intestino.

Dentre as doenças que acometem os intestinos podemos citar as doenças inflamatórias intestinais, síndromes de má absorção, tumores, doenças infecciosas e parasitárias, doença diverticular, síndrome do intestino irritável, entre outras.

R: Sabará, 566 cj 44
Higienópolis, São Paulo - SP
Tel: (11) 3259.6120 | 3257.6577

Hospital Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627
2° Andar, Sala 220, Morumbi, São Paulo, SP
Tel: (11) 2151.9275

Especialidades:
Bypass, Câncer de Estômago, Câncer de Pâncreas, Câncer do Fígado, Câncer Intestino, Capella,
Cirurgia Robot, Cirurgia Robótica, Colecistectomia, Sintomas Diverticulite, Hérnia Hiatal, Hérnia Inguinal,
Obesidade Infantil, Obesidade Mórbida, Pedra na Vesícula, Perda de Peso, Perder Peso, Quero Emagrecer,
Refluxo Gastroesofágico, Videolaparoscopia

© 2015 Dr. Vladimir Schraibman. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Exiboo