Apendicite Aguda

Apendicite aguda é a inflamação do apêndice cecal, que é uma extensão do intestino (ceco), com 7 a 12cm de extensão, que se situa no lado direito e inferior do abdome.

Os sintomas clássicos são dor difusa contínua na região umbilical, movendo-se por vezes para o quadrante inferior direito (fossa íliaca direita) após algumas horas. Por vezes é muito moderada em intensidade. É comum ocorrer falta de apetite e náuseas.

A maioria dos pacientes com apendicite aguda mostra alteração no hemograma, caracterizada por aumento do número das células de defesa (leucócitos).

Quanto aos exames de imagem, os mais utilizados atualmente são a ultra-sonografia e a tomografia computadorizada de abdome.

O tratamento da apendicite é a retirada do apêndice, cirurgia chamada de apendicectomia.

Indica-se de rotina a realização da apendicectomia por videolaparoscopia. Além de todas as vantagens inerentes da laparoscopia, a via endoscópica possui grande utilidade em casos de dúvida diagnóstica, pois permite uma observação mais precisa e ampla de toda a cavidade peritoneal. Ainda, é possível uma limpeza mais adequada da cavidade peritoneal, podendo-se tratar uma doença ginecológica erroneamente interpretada como apendicite. Podemos ainda realizar com grande facilidade a exérese de qualquer tipo de apêndice independente da sua situação anatômica.

R: Sabará, 566 cj 44
Higienópolis, São Paulo - SP
Tel: (11) 3259.6120 | 3257.6577

Hospital Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627
2° Andar, Sala 220, Morumbi, São Paulo, SP
Tel: (11) 2151.9275

Especialidades:
Bypass, Câncer de Estômago, Câncer de Pâncreas, Câncer do Fígado, Câncer Intestino, Capella,
Cirurgia Robot, Cirurgia Robótica, Colecistectomia, Sintomas Diverticulite, Hérnia Hiatal, Hérnia Inguinal,
Obesidade Infantil, Obesidade Mórbida, Pedra na Vesícula, Perda de Peso, Perder Peso, Quero Emagrecer,
Refluxo Gastroesofágico, Videolaparoscopia

© 2015 Dr. Vladimir Schraibman. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Exiboo